quarta-feira, 26 de junho de 2013

Atividade: Paciência



Explicar que para a realização dessa atividade, nós vamos precisar de muito silêncio e que cada um deles vai receber um envelope contendo peças de um quebra-cabeça (usar figuras de livros e revistas coladas em papel grosso e cortadas com graus de dificuldade diferentes e com n° de partes variados). Eles devem esperar até que todos tenham recebido o seu envelope. Quando a evangelizadora autorizar devem tirar as peças do quebra-cabeça de dentro do envelope e começar a montar. Reforçar que cada um deve montar o seu quebra-cabeça, que devem ter muita calma, com muita atenção. Devem ficar de preferência devem ficar em silêncio, se não der, fazer o mínimo de barulho possível. Perguntar se entenderam bem o que foi dito.

Entregar os envelopes calmamente. Enquanto entrega os envelopes, oriente que, ao terminarem de montar o seu quebra-cabeça, devem permanecer em silêncio, sem interferir na montagem dos amigos, e aguardar até que todos tenham terminado de montar o seu.

Quando todos tiverem terminado, perguntar: 
Foi muito difícil esperar o outro receber o seu envelope para iniciar a atividade?
Foi muito difícil esperar todos terminarem de montar o quebra-cabeça?
Que o sentimento teve quem soube esperar com tranquilidade?...paciência.
É importante ter paciência? Por quê?

Dialogar sobre como é bom sabermos esperar a nossa vez. Direcionando as perguntas para os que tem determinada atitude em sala, usando coisas que acontecem na sala da evangelização como: quando a tia faz uma pergunta para você e o outro responde no seu lugar é bom ou ruim? Você sabe respeitar a vez do amigo em responder? Você gosta quando está falando e alguém fica interrompendo? Você sabe esperar as pessoas terminarem de falar para dar a sua opinião?
Eles devem refletir e se colocar no lugar do outro, percebendo o quanto ter paciência é bom para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!