segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A LANTERNA DA VERDADE

Frase: O conhecimento é a luz da VERDADE, que deve ser acesa para que todos possam ver melhor.

Atividade proposta : Escrevemos com letras grandes a frase acima e cortamos em pedaços (cada pedaço uma palavra), numeramos o verso, pois trabalhamos com o jardim, escondemos os pedaços pela sala antes da aula começar. Apagamos a luz, entregamos uma lanterninha para cada um e pedimos que, com a ajuda das lanternas, os evangelizandos procurassem os pedaços que estavam escondidos. Quando todos os pedaços foram achados, ainda com a ajuda das lanternas, montamos um cartaz colando as palavras e formando a frase.
Lemos e explicamos que quanto maior é o nosso conhecimento, mais fácil fica encontrar a verdade. E quando dividimos o nosso conhecimento com outra pessoa, ajudamos o outro a encontrarem a verdade.
Fizemos uma analogia da lanterna com o conhecimento, mostrando como podemos dividir mossa luz, ajudando os outros a verem melhor, a encontrarem a verdade (colocamos o foco da luz da lanterna na palavra  VERDADE  em destaque na frase.)

Contamos " A História do Juquinha ". Falamos que temos que ser sempre sinceros, pois temos uma luz em nosso coraçãozinho, e sempre que falamos a verdade, essa luz brilha mais forte e ainda. Nosso anjinho da guarda fica muito feliz com a nossa atitude! E cada vez que ela brilha mais um pouco, é um passo que estamos dando para a nossa felicidade.

Utilizamos um fantoche, e contamos duas histórias para eles, cada uma com dois finais, para decidirem o melhor final:

História 1: João estava jogando bola na rua. Ele era um ótimo jogador de futebol, e sempre jogava bola com seus amiguinhos. Um dia, João foi dar um chute na bola, e sem querer ela desviou do  gol e foi direto na janela do vizinho, quebrando o vidro. O que ele deve fazer?

História 2: Beatriz estava na sua festa de aniversário. Ela estava brincando muito, e ficou com fome e sede. Ao passar pela mesa, que estava cheia de doces, salgados e sucos ela resolver pegar um salgado para comer, porém, sem querer, ela esbarrou num copo de suco que derramou por toda mesa, molhando tudo que estava próximo. A mãe dela chegou, e quando viu um monte de suco derramado pela mesa, perguntou quem havia derramado. E agora, o que ela deve dizer?

O fantoche deu como opções primeiro uma mentira, depois uma verdade. Dentro dele colocamos uma lanterna, quando falava a verdade a lanterna se acendia e quando mentia, a lanterna ficava apagada.

Cada evangelizando decorou sua lanterna com adesivos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!