quarta-feira, 17 de junho de 2015

O que meu pensamento atrai?

Trabalhamos com a faixa etária de 5/6 anos, e procuramos falar sobre todos os temas do nosso programa, buscando sempre a melhor forma deles entenderem e adequando a forma e conteúdo da aula. 

Para falar sobre a importância dos nossos pensamentos, explicamos que pensamos o tempo todo e que o nosso pensamento funciona como uma “energia” que sai de nós e influência os nossos sentimentos, as nossas atitudes, afetando a nossa saúde espiritual. A forma como pensamos têm influência sobre as nossas emoções e os nossos comportamentos, pois a energia dos nossos pensamentos atrai outras energias parecidas, aumentando assim o que está nos influenciando. 

Para que entendessem como o nosso pensamento atrai as energias que estão em volta de nós, usamos um papelão grosso. Fizemos um círculo onde colamos um imã redondo, desses de artesanato, com duas polaridades, para que pudessem se atrair e se repelir.




    Colamos o desenho de um menino com um balão de pensamento em cada um dos lados do papelão.

Optamos por usar a cor amarela para a energia do pensamento bom

E a cor roxa para a energia do pensamento ruim.
    O imã ficou bem embaixo da nuvem de pensamento . 
    Fizemos três nuvens de pensamento que também tinham imãs colados nelas.

Um lado amarela - bons pensamentos


do outro roxa - pensamentos ruins


    Tivemos o cuidado de posicionar o imã nas nuvens de forma que a nuvem de pensamento bom do menino, atraísse as nuvens amarelas e repelisse as roxas; 


   e a nuvem roxa, repelisse as amarelas e atraísse as roxas. 


    Deixamos eles manusearem o material para sentirem a força de atração e de repulsão do imã para que tirassem suas próprias conclusões.
    Foi muito interessante ver a reação deles, porque além de ver como o pensamento é atraído e repelido, conseguiram perceber também a força que o nosso pensamento tem, pois um evangelizando resolveu colocar todas as nuvens ao mesmo tempo, para ver o que ia acontecer, depois observou que quanto mais pensamentos atraímos, mais difícil fica afastá-los, pois precisou fazer muito mais força para tirar as nuvens que foram atraídas pelo pensamento do menino. A medida que ele foi tirando, foi percebendo que não precisava fazer tanta força. 
    Foi muito bom o resultado da atividade, pois conseguiram visualizar como funciona a energia do pensamento e concluir que é muito importante vigiar nossos pensamentos e gerar energia boa.

Esse recurso foi repaginado em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!