segunda-feira, 28 de março de 2016

O Filho Pródigo - Parábola

Perguntar se os evangelizandos gostam de ouvir histórias. Explicar que Jesus contou muitas histórias para ensinar lições importantes. E que vamos ouvir uma de suas histórias e aprender coisas necessárias para viver bem com as pessoas.
Utilizando um cartaz como cenário, contar a parábola para todos.








Jesus contou: “Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: Pai me dá a parte da minha herança que me cabe." Jesus continuou: “E o pai dividiu os bens entre eles. Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu, e partiu para um lugar distante. Ele esbanjou tudo numa vida desenfreada, com festas e futilidades.
Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome nessa região, e ele começou a passar necessidade. Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para a roça, cuidar dos porcos. O rapaz queria matar a fome com a lavagem que os porcos comiam, mas nem isso lhe davam.
Então, caindo em si, pensou 'Enquanto os empregados do meu pai têm pão com fartura, eu estou aqui morrendo de fome. Vou me levantar, vou encontrar meu pai e dizer a ele: - Pai pequei contra ti; já não mereço que me chame teu filho. Trata-me como um dos teus empregados.' Então se levantou, e foi ao encontro do pai.
Quando ainda estava longe, o pai o avistou, e teve compaixão. Saiu correndo, o abraçou, e o cobriu de beijos. Então o filho disse: - Pai, pequei contra Deus e contra ti; já não mereço que me chamem teu filho.
Mas o pai disse aos empregados: - Depressa, tragam a melhor túnica para vestir meu filho. E coloquem um anel no seu dedo e sandálias nos pés. Peguem o novilho gordo e o matem. Vamos fazer um banquete. Porque este meu filho estava morto, e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado. E começaram a festa.
O filho mais velho estava na roça. Ao voltar, já perto de casa, ouviu música e barulho de dança. Então chamou um dos criados e perguntou o que estava acontecendo. O criado respondeu: - É seu irmão que voltou. E seu pai, porque o recuperou são e salvo, matou o novilho gordo.
Então, o irmão ficou com raiva, e não queria entrar. O pai, saindo, insistia com ele. Mas ele respondeu ao pai: - Eu trabalho para ti há tantos anos, jamais desobedeci a qualquer ordem tua; e nunca me deste um cabrito para festejar com meus amigos. Quando chegou esse teu filho, que só fez bobagens, matas para ele o novilho gordo!
Então o pai lhe disse: - Filho, você está sempre comigo, e tudo o que é meu é seu. Mas, era preciso festejar e nos alegrar, porque esse seu irmão estava morto, e tornou a viver; estava perdido, e foi encontrado.
O irmão mais velho compreendeu, entrou e todos ficaram muito felizes."

Conclusão
Com essa história aprendemos que quando fazemos alguma coisa errada devemos reconhecer e nos arrepender. Se o que fizemos deixou alguém triste, chateado, precisamos ir até aquela pessoa e pedir perdão, quer seja para o papai, para a mamãe ou para o irmão, ou para os amiguinhos, etc.
Aprendemos também que não devemos ficar com ciúmes, quando o irmãozinho ganha alguma coisa que a gente não ganhou.
Você já se arrependeu de alguma coisa errada que fez com seu irmão? Então, peça perdão logo. Se seu irmão vier lhe pedir perdão, perdoe também. Jesus ensinou que devemos amar uns aos outros, assim como Ele nos amou.

Deus quer que a nossa família viva em paz, com amor e união.

Aula aplicada pela companheira Cíntia Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!