segunda-feira, 6 de junho de 2016

Dia do Meio Ambiente - Maternal

Esse sábado (04/06/16), comemoramos do Dia do Meio Ambiente, a companheira Ângela Figueiredo trabalhou a história "É o fim do mundo?" (Claudia Schmidt) com a turma do maternal. Contou a história usando fantoches, depois montou uma maquete com os evangelizandos.




A reunião era urgente. O assunto: O ENORME CALOR E A FALTA DE ÁGUA NA FLORESTA. Representantes de quase todas as espécies de animais estavam presentes naquela tarde, que parecia ser a mais quente do verão.

Iniciando os debates, o Rei Leão foi logo explicando que o calor é uma das consequências do chamado Efeito Estufa, um aquecimento geral na Terra.

- Esse calor imenso é causado pela poluição dos carros e das indústrias, pela destruição das árvores e pela poluição dos rios.

- Dizem que o calor vai aumentar mais ainda - alertou a zebra. Vários animais e plantas podem ser extintos! Mais chuvas, furacões e tempestades vão acontecer! E em outros lugares haverá falta de água para beber e tomar banho!

O burburinho foi geral. Todos falavam ao mesmo tempo. Ninguém se entendia.

Foi quando a mãe girafa gritou em pânico:

- Meu Deus, o que vai ser dos nossos filhos? O mundo vai acabar!

- Se o mundo vai acabar, onde nós vamos reencarnar? - completou aflita a jiboia. Quero continuar evoluindo...

Os bichos falavam sem parar. Alguns cochichavam, outros pareciam muito preocupados.

- Calma, pessoal! - disse alto e firme o Rei Leão. Precisamos de ordem para continuar a reunião!

Quando a calma se instalou novamente, a onça perguntou:

- E nós, o que podemos fazer para salvar o planeta?

- Muito bem lembrado, cara amiga - era a Ministra Coruja. Todos somos responsáveis pelo planeta que vamos deixar para nossos filhos e para nós mesmos, se reencarnarmos novamente aqui. Podemos mudar a realidade, se cada um fizer a sua parte.

- Explique melhor - pediu o Rei Leão.

- Todos podemos fazer pequenas coisas, que somadas, farão enorme diferença. Por exemplo: separar o lixo seco e o lixo úmido, para que possam ser reaproveitados. Podemos gastar menos papel, evitando a derrubada de muitas árvores.

- Também podemos poupar energia elétrica. E não desperdiçar água - era o sapo dando sua opinião.

- E ir a pé, de ônibus, de carona ou de bicicleta para o trabalho - lembrou a raposa.

E assim foram surgindo ideias para preservar a natureza. Cada bicho se comprometeu a fazer a sua parte a fim de deter o aquecimento do planeta. Naquela tarde, criaram uma comissão e foram até a Grande Fábrica conversar com os diretores para sugerir maneiras de diminuir a poluição. E aproveitaram a ocasião para propor o uso de energia solar, mais econômica e menos poluente.

Um ano depois, houve uma grande festa na Floresta, a FESTA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, onde os bichos comemoraram os resultados obtidos e estipularam novas metas para preservar a natureza. A Festa teve muita alegria e diversão e se repetiu por muitos e muitos anos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!