sábado, 20 de agosto de 2016

Sintonia - Jardim

Aula aplicada pela companheira Carolina Higino, nesse sábado (20/8/16)

PRIMEIRO MOMENTO: História 

A nuvenzinha Fátima

Tinha uma nuvenzinha que se chamava Fátima. Ela adorava fazer faxina.
Ela adorava varrer o céu. O seu alvo principal eram as nuvens escuras formadas pelo pensamento ruins das pessoas.
 
Nuvenzinha Fátima

Quando essas nuvens escuras caiam em forma de chuva, suas gotas faziam muito mal a todos.
Só que a coitadinha da Fátima não parava de limpar. Pois ela limpava e logo as pessoas tinham maus pensamentos e novas nuvens escuras se formavam de novo.

Outras figuras usadas para contar a história


Como podemos ajudar a Nuvenzinha? Esperar até que respondam que é preciso mudar os pensamentos, então explicar que mudando a forma de pensar mudamos nossos sentimentos.

Comentar que quando tratamos as outras pessoas com agressividade, seja ela física ou verbal, ou quando não ajudamos quem precisa, ou quando somos egoístas; nosso pensamento reflete nossas atitudes e parece que somos envolvidos por uma nuvem escura e pesada, pois atraímos para nós energias e vibrações ruins que nos fazem mal.

SEGUNDO MOMENTO: Então vamos ajudar a nuvenzinha Fátima a fazer faxina?

Colar na parede uma nuvem negra com figuras de atitudes negativas, que representam os sentimentos que nos afetam negativamente (raiva, egoísmo, intolerância, agressividade, mau-humor, desonestidade, etc.). 



Pedir aos evangelizandos que falem palavras que representem coisas boas (bons sentimentos, boas atitudes, pessoas que fazem o bem). Escrever essas palavras em pequenas nuvens impressas em papel branco e colar na nuvem escura até que fique branca. 



Uma outra ideia é usar o molde da nuvem escura, com uma nuvem branca com figuras de boas atitudes e ir colando como um quebra-cabeça.



Sugestão de palavras para ajudar: Amor - fé - perdão - carinho - bom-dia -beleza - sorriso - flor - Jesus - Mãe - Pai - caridade - felicidade - paz - ternura -harmonia - dividir - ajudar - doar.





TERCEIRO MOMENTO: 

Entregar aos evangelizandos nuvens com figuras de boas atitudes. 






Pedir que cada um escolha uma atitude e que se comprometa a sempre agir daquela forma. Pedir para pintarem com cores bem alegres. Colar algodão nas nuvens, em volta das figuras.








Reforçar: Não podemos nunca esquecer que Jesus nos ensinou a tratar o nosso semelhante da mesma forma como gostamos de ser tratados, sempre com respeito e muito amor.


QUARTO MOMENTO: Fixação


Colocar em um saco (ou em uma caixa) balões com atitudes positivas e negativas. 




Colar na parede a figura da menina feliz e do menino aborrecido. 



Cada evangelizando sorteará um balão e colará em volta da figura correspondente. Reforçar que as energias que envolvem cada um deles é resultado do pensamento, da sintonia que cada um está apresentando no momento e que depende de cada um atrair as energias boas para si.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!