terça-feira, 27 de setembro de 2016

A Chave do Coração

O objetivo é levar o evangelizando a compreender que a felicidade de cada um de nós, depende das nossas atitudes, da forma como agimos e enxergamos o que existe a nossa volta.

Ouvir a música JANELAS DO MEU CORAÇÃO (César Tucci)

Pela vidraça eu vejo o mundo à minha frente
Pela janela do meu coração
E se o vidro tiver cores diferentes
O mundo ganha outra coloração
Se eu estou triste tudo fica meio cinza
Se estou alegre logo muda o tom
Se tô com raiva então a coisa fica preta
E fico achando que nada tá bom
Mas, se eu quiser olhar o mundo de verdade
E ver as coisas com o elas são
Eu tomo a chave do amor, da caridade
E abro a janela do meu coração

Explicar que cada um de nós tem a chave do seu próprio coração e somos nós que colocamos os sentimentos dentro dele. Somente nós podemos escolher o que queremos em nosso coração: quando alguém nos magoa, podemos guardar a mágoa, ou podemos perdoar e guardar o perdão. Quando alguém nos faz um mal, podemos guardar a raiva e ficar sempre lembrando e revivendo aquilo ou podemos fazer uma prece, guardando o auxílio em nosso coração. Se acontecer algo que nos entristeça, podemos guardar a tristeza, ou podemos buscar coisas que encham nosso coração de alegria.

Entregar para cada evangelizando uma folha de papel A4 com um coração grande (1/2 da folha A4) de cartolina vermelha, com o título “Meu Coração”. O coração deve ter uma janela recortada que eles consigam abrir. 

Entregar uma chave, com as palavras amor e caridade escritas, para cada um, explicando que cada um deles deve abrir a janela do coração e colocar dentro do coração: 

Para evangelizandos maiores, que já escrevam: sentimentos bons que acreditem serem importantes para transformá-los em pessoas melhores do que já são, sentimentos bons que eles já possuem, sentimentos bons que eles acham possíveis conquistar ainda nessa encarnação.

Para os evangelizandos menores, que ainda não escrevam: disponibilizar figuras de atitudes que representem os sentimentos que eles já possuem, disponibilizar figuras de atitudes boas e ruins para que escolham, refletindo com eles sobre as figuras, para que reflitam e escolham os bons sentimentos que já possuem. 

No final eles deverão colar a chave na folha A4, ao lado do coração, que ficará com a janela aberta. Montar um painel com todos os corações juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!