sábado, 24 de setembro de 2016

Homem de Bem

O objetivo da aula desse sábado (24/09/16) foi levar os evangelizandos a compreenderem que nossas atitudes afetam o mundo ao nosso redor, e por isso devemos nos esforçar para modificá-las e nos transformarmos no verdadeiro Homem de Bem, que cumpre integralmente a Lei de Justiça, Amor e Caridade, ajudando a construir um mundo melhor.


PRIMEIRO MOMENTO: POR QUE A TERRA ESTÁ TRISTE?
Apresentamos aos evangelizandos a imagem do planeta Terra triste.

Modelo para impressão

Figura apresentada


Questionamos: “Quem sabe por que a Terra está triste?” Ouvimos as respostas e explicamos que essa tristeza é resultado do nosso comportamento, pois nós somos os moradores da Terra e nossas atitudes influenciam o planeta que vivemos. 

Lembramos que Deus criou Universo, o nosso planeta e tudo que existe na natureza: minerais, vegetais, animais e os homens. Deus criou tudo isso para viver em harmonia, mas nós (a humanidade) não estamos agindo como deveríamos. 

Passamos uma sacola com figuras das atitudes que deixam o planeta triste. 






Cada evangelizando retirou uma figura e identificou porque aquela atitude deixa a Terra triste. 

A sacola circulou para que os evangelizandos pegassem uma figura. Prendemos a imagem da Terra triste na parede e pedimos para que colasse sua figura em volta do planeta triste. Como apenas seis evangelizandos estavam presentes, circulamos a sacola mais uma vez e cada evangelizando pegou e colou duas figuras.




SEGUNDO MOMENTO: VAMOS MUDAR?

Depois que terminaram de colar as figuras, explicamos aos evangelizandos que a construção de um mundo melhor, mais feliz para vivermos, só depende de nós mesmos, das nossas atitudes, do nosso comportamento a cada dia. Se nós queremos ajudar a construir um mundo melhor, um mundo mais feliz, nós precisamos começar a modificar as nossas atitudes e os nossos comportamentos, precisamos nos tornar HOMENS DE BEM.

O ESE, nos fala que “O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a Lei de Justiça, Amor e Caridade, na sua maior pureza.” 


Apresentamos as figuras abaixo: 


Figura apresentada

Modelo para impressão


Figura apresentada

Modelo para impressão
Figura apresentada

Modelo para impressão


Dialogamos com os evangelizandos, pedimos que nos dessem exemplos de atitudes de justiça, amor e caridade.

Prendemos as definições na parede.




TERCEIRO MOMENTO: AJUDANDO A TERRA A SER FELIZ

Mantendo o diálogo, questionamos: 
Agora já nós sabemos como o Homem de Bem age não é mesmo? 
Se o planeta Terra fosse habitado somente por Homens de Bem, será que seria um planeta triste? 

Quem quer que a Terra fique feliz?

Apresentamos a imagem do planeta Terra feliz e prendemos na parede.

Modelo para impressão
Figura apresentada

Então o que temos que para fazer para que a Terra fique feliz? 
Concluímos que é simples, a Terra só será feliz quando todos nós nos tornarmos Homens de Bem e cumprirmos a Lei de Justiça, Amor e Caridade em todos os momentos da nossa vida.

Propomos que os evangelizandos, uma a um, voltassem na parede e vissem as atitudes dos homens que deixaram a Terra triste, questionamos "será que elas estão de acordo com o modo de agir do homem de bem?" Pedimos que escolhessem uma das figuras coladas ao lado do planeta triste e dissesse como o Homem de Bem age naquela situação, disponibilizamos figuras com atitudes boas (contrárias às coladas no planeta triste: agressão x amizade) para que identificassem como sendo as atitudes do Homem de Bem.


///




Cada um coloriu duas figuras e colou em volta da Terra feliz.








ATIVIDADE: DESENHO LIVRE

Entregamos a cada evangelizando 1/2 folha A4 com o desenho abaixo para que desenhassem dentro do coração a atitude do Homem de Bem que cada um já pratica no seu dia-a-dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!