terça-feira, 7 de março de 2017

A Necessidade do Esforço

Narramos a história "A Necessidade do Esforço" do livro "Pai Nosso", psicografia de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Meimei. Usamos figuras como apoio para contar a história. (Uma outra opção é o vídeo). 



Conta-se que, no princípio da vida terrestre,


 o alimento das criaturas era encontrado como oferta da Divina Providência, em toda parte.



Em troca de tanta bondade, o Pai Celeste rogava aos corações mais esforço no aperfeiçoamento da vida.



O povo, no entanto, observando que tudo lhe vinha de graça começou a menosprezar o serviço.



O mato inútil cresceu tanto, que invadia as casas, onde toda a gente se punha a comer e dormir.



Ninguém desejava aprender a ler.



A ferrugem, o lixo e o mofo apareciam em todos os lugares.



Animais, como os cães que colaboram na vigilância,



 e aves, como os urubus que auxiliam nas obras de limpeza, eram mais prestativos que os homens.


Vendo que ninguém queria corresponder à confiança divina, o Pai Celestial mandou retirar as facilidades existentes, determinando que os habitantes da Terra se esforçassem na conquista da própria manutenção. 




Desde esse tempo, o ar e a água, o Sol e as flores, 



a claridade das estrelas e o luar continuaram gratuitos para o povo, 


mas o trabalho forçado da alimentação passou a vigorar como sendo uma lei para todos, porque, lutando para sustentar-se, o homem melhora a terra, limpa a habitação, 




aprende a ser sábio e garante o progresso.


Deus dá tudo.

O solo, a chuva, o calor, o vento, o adubo e a orientação constituem dádivas d'Ele à Terra que povoamos e que devemos aprimorar, 




mas o preparo do pão de cada dia, através do nosso próprio suor e da nossa própria diligência, é obrigação comum a todos nós, a fim de que não olvidemos o nosso divino dever de servir, incessantemente, em busca da Perfeição.




Fizemos uma reflexão a respeito da história reforçando que o progresso é uma lei de Deus, somente progredimos quando nos esforçamos e todo esforço é trabalho. Quando trabalhamos, desenvolvemos nossas habilidades. 

Deus deu ao homem o trabalho para ele evoluir e Jesus disse: “- Esforça-te que o céu te ajudará". Se Deus não tivesse dado ao homem o trabalho físico, seus membros seriam atrofiados e sem trabalho intelectual, isto é, o estudo, seu espírito permaneceria na infância.

E é por isso que os Espíritos não poupam o homem do trabalho de fazer pesquisas, os Espíritos não trazem tudo pronto para ser utilizado, todas as descobertas e invenções, são inspiradas pela espiritualidade, mas é necessário o esforço do homem para chegar aos resultados positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!