Google+ Followers

sábado, 29 de abril de 2017

Lei de Causa e Efeito - História Ilustrada

A aula desse sábado (29/04) foi minha. Estava envolvida com outros assuntos e não conseguia me concentrar para planejar. 

No início da semana sentei para fechar o planejamento. O conteúdo que eu queria passar estava pronto, mas ainda faltava uma história para fazer o link para o tema e estimular o raciocínio dos pequenos. Já havia pesquisado algumas histórias na internet, mas nada me agradava.

Resolvi então partir para a atividade de fixação, e deixar a história para o final, foi então que me deparei com uma sequência de imagens sem história, e achei que tinha tudo a ver com a minha aula. 

Acabou que a história surgiu, conforme olhava cada figura da sequencia, ia escrevendo a parte da história correspondente.  As imagens serviram como apoio para a contação da história, que vocês podem conferir logo abaixo.


FIG. 1 - Era uma vez, uma formiguinha muito trabalhadeira chamada Vivi.

Vivi saia todos os dias bem cedinho para pegar folhas verdinhas e água fresca para abastecer o formigueiro. Vivi estava na beira do rio, pegando água, quando se desequilibrou...



FIG. 2 - ... e caiu dentro do rio.

Desesperada, ficou se debatendo e gritando por socorro, pois Vivi não sabia nadar.

Foi quando um belo passarinho, que voava por ali, ouviu os gritos desesperados de Vivi e foi ajudá-la.


FIG. 3 - O passarinho encontrou um pedaço de barbante e jogou na água, para ajudar Vivi, que segurou firme no barbante e foi puxada para a margem do rio pelo passarinho bondoso.


FIG. 4 - Vivi e o passarinho conversaram. Vivi descobriu que o nome dele era Piteco e que ele tinha uma linda família. 

Vivi disse muito agradecida: - Obrigada Piteco, por ter me salvado, gostaria muito de fazer alguma coisa para ajudá-lo também.

Piteco apenas respondeu: - Não precisa, Jesus nos ensinou que devemos fazer aos outros aquilo que gostaríamos que os outros nos fizessem.

Vivi, emocionada, se despediu do passarinho Piteco.



FIG. 5 - Alguns dias depois, Vivi reconheceu o belo canto de Piteco, viu que seu salvador estava cantando alegremente, pousado em uma árvore.

Nesse momento, Vivi percebeu que um caçador se aproximava de Piteco. A formiguinha ficou desesperada, precisava ajudá-lo, assim como ele a havia ajudado.

Foi então que teve uma ideia...


FIG. 6 - ... subiu na perna do caçador e deu-lhe uma bela mordida.

O caçador gritou de dor e seu grito assustou Piteco que foi embora voando, agradecendo a Deus por livrá-lo do caçador, sem imaginar que isso só aconteceu por que ele ajudou Vivi.

Somos todos responsáveis pelos que fazemos e tudo o que fazemos um dia volta para nós. Piteco fez o bem, por isso ele recebeu o bem de volta.

Para contar a história, eu imprimi as figuras em tamanho A4, colori (adoro colorir) e o texto eu imprimi no verso das figuras, pois enquanto mostrava as figuras para os evangelizandos, pude ler o texto que estava no verso.

Seguem as figuras coloridas.









Pensei o seguinte como opção de atividade para usar com essa história: 
imprimir a história em tamanho menor, todas as figuras em uma folha A4.



Uma folha para cada evangelizando. Cortar as figuras, embaralhar, entregar as figuras embaralhadas para os evangelizandos e pedir que pintem. Depois que as figuras estiverem coloridas, pedir que colem em uma folha, na sequência correta. Como eu optei por uma outra atividade, essa vai ficar como ideia para uma próxima vez que usar essa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário