segunda-feira, 5 de junho de 2017

A Grande Viagem - História

Contamos a história de Beto, usando a maleta confeccionada em 2013 como recurso.

Hoje vamos ouvir a história do Beto, um simpático garoto, que vivia muito alegre em um lindo lugar chamado Recanto da Paz. Beto tinha uma professora chamada Ana, com ela, Beto aprendia muitas coisas.

Em um dia muito especial, Ana, contou para Beto que era necessário que ele fizesse uma grande viagem, uma viagem para o Planeta Terra.

Ana falou da importância dessa viagem e explicou que a Terra é uma Escola e que lá Beto aprenderia muitas lições. Ele seria recebido por uma família que lhe daria muito amor, proteção, segurança, e seus pais, seriam os seus novos educadores. Ah! E uma coisa muito importante, Beto seria acompanhado por seus amigos do Recanto da Paz, que seriam seus mentores, assim, ele nunca estaria sozinho. 

Para essa viagem, Beto recebeu um presente muito especial, uma maleta! (pegamos a maleta)





Ana explicou que dentro da maleta estavam acessórios importantes, que cada um deles tinha um grande ensinamento, e que caberia a Beto fazer um bom uso de cada um daqueles acessórios.

Contamos que todos nós também recebemos uma mala como aquela quando reencarnamos aqui na Terra. Abrimos  a maleta, retiramos um a um os acessórios, interagindo com os evangelizandos e explicando cada um deles.

A Chave da Paciência (estava do lado de fora da maleta, pendurada na alça) 




Para que será que serve uma chave? Para abrir. E essa chave serve para abrir o que? Para abrir a mala. Essa é a chave da paciência. Nós temos paciência? Por que precisamos ser pacientes? Porque precisamos saber esperar o momento certo para fazer o que precisa ser feito. Quando perdemos a paciência, corremos o risco de estragar a fechadura. Precisamos ter paciência para encontrar a chave certa para a solução dos problemas e das dificuldades que surgem em nossa vida.

A Lanterna da Verdade 




Para que serve uma lanterna? Para iluminar. Quando estamos em um lugar mal iluminado conseguimos ver direito? Não, mas quando usamos uma lanterna, conseguimos ver melhor. Nós aprendemos que Deus nos criou espíritos simples e ignorantes, sem nenhum conhecimento. A luz da lanterna da verdade nos ajuda a ver melhor, a ver as coisas como elas são de verdade, ela nos dá o conhecimento, pois somente quando vemos as coisas como elas são de verdade é que deixamos de ser ignorantes. Usamos nossa lanterna quando aprendemos coisas novas, quando perguntamos algo que não sabemos, quando olhamos mais atentamente para as coisas vemos como são realmente.

Os Óculos da Justiça 





Quem aqui usa óculos? Se você(s) tirar(em) os óculos conseguem enxergar bem? Os óculos são fundamentais para que enxerguemos bem. Existem momentos em nossas vidas, que nossa vista fica embaçada e não vemos as coisas como elas realmente são. Como quando estamos na rua e uma pessoa desconhecida se aproxima de nós, quando estamos sentados perto de um amigo e algum objeto nosso some, quando alguém faz algo errado e não sabemos quem foi, mas tem um amigo que sempre faz bobagens, quando vemos um amigo fazendo uma bobagem e outro amigo é acusado no lugar dele. Não podemos julgar sem realmente saber o que aconteceu de verdade.  Para sermos justos precisamos conhecer as pessoas e os fatos com a maior clareza possível, sem julgamento precipitado. Por isso precisamos dos óculos da justiça para que possamos ser justos sempre.

A Bússola do Bem 





Para que serve uma bússola? Ela nos ajuda quando estamos perdidos. Vocês sabiam que o ponteiro da bússola aponta sempre para o norte? O norte é onde queremos chegar. E qual é o nosso norte, o nosso objetivo nessa encarnação? É o bem. Se usarmos a bússola do bem nunca nos perderemos no caminho, pois quem sabe onde quer chegar, escolhe o melhor caminho e chega mais rápido ao objetivo.

O Espelho da Consciência 




O que vemos quando olhamos no espelho? Nos vemos. Quando nos vemos através do espelho da consciência, nos conhecemos melhor, conhecemos o que pensamos e o que sentimos, temos consciência de quem realmente somos. Isso nos ajuda a ver as nossas virtudes e as nossas imperfeições, assim podemos melhorar. Nem sempre é fácil olhar no espelho da consciência, mas quanto mais tranquila estiver a nossa consciência, mas fácil será nos olharmos no espelho. E para a nossa consciência ficar tranquila, temos que fazer tudo da melhor forma que conseguirmos, obedecendo sempre as Leis de Deus.

O Relógio da Disciplina 




O nosso maior tesouro é o tempo! Cada minuto da nossa vida é muito valioso… Por isso não vale a pena desperdiça-lo! Por isso precisamos de disciplina para usar bem o nosso tempo. Precisamos aproveitar o tempo naquilo que realmente importa. O tempo é um tesouro que não se recupera. Uma vez perdido, está perdido. Como é que podemos usar bem o nosso tempo? Fazendo coisas úteis, fazendo coisas boas, aprendendo, estudando, cumprindo as Leis de Deus, etc. E o relógio da disciplina nos ajuda a fazer bom uso do nosso tempo.

O Capacete da Esperança 





Para que serve o capacete? Para proteger nossa cabeça. Esse é o capacete da esperança, que protege a nossa cabeça dos pensamentos tristes que existem no mundo, pois quando temos esperança, acreditamos que tudo na vida pode melhorar. Depende de cada um de nós trabalhar para melhorar o nosso mundo! Toda grande obra precisa de bons construtores, e o bom construtor necessita de um bom capacete. A grande obra é a melhoria do mundo, o bom construtor é cada um de nós, só precisamos acreditar!

A Capa da Coragem e O Guarda-Chuva da Bondade 





Quando está chovendo, usamos duas coisas para nos proteger, a capa e o guarda-chuva. Vocês sabiam que essa capa não é só para nos proteger da chuva de água? Pois é, essa é a capa da coragem e ela nos protege da chuva de palavras, da chuva de pensamentos e da chuva de tudo o que possa tentar nos atrapalhar a alcançar o nosso objetivo, pois ela nos dá coragem, nos ajuda a vencer o medo de tentar. E com esse guarda-chuva da bondade podemos enfrentar as maiores tempestades, pois quanto maior for a nossa bondade, maior será o nosso guarda-chuva e maior será a nossa proteção contra as dificuldades.

A Fita da Fraternidade 




Quem sabe o que significa fraternidade? Fraternidade é o sentimento bom que une as pessoas. Essa fita também serve para “unir”, pois sempre que desejamos, de todo o nosso coração, a felicidade de um amigo, é como se enviássemos até ele a ponta da nossa fita. Dessa forma, os corações amigos são unidos pelos laços da fita da fraternidade, que une, embeleza e fortalece a amizade.

O Cantil da Alegria 




Para que serve o cantil? Para levarmos água quando vamos a um lugar que não sabemos se terá água. Vocês sabiam que a água é um importante alimento para o corpo? Pois é, se a gente não beber água, nosso corpo desidrata e ficamos doentes, podemos até desencarnar. Quem sabe qual é o alimento que é muito importante para o espírito? É a alegria, assim como nosso corpo precisa de água, nosso espírito precisa de alegria. É por isso precisamos estar com o espírito “bem nutrido” de alegria, para podermos realizar tudo o que desejamos, pois quanto mais alegria tivermos, mais forte estaremos! Devemos ter sempre o cantil da alegria conosco para nutrir nosso espírito sempre.

A Luva da Caridade 




Qual parte do corpo usa luva? A mão. Para que usamos a nossa mão? (ouvir) Então, podemos concluir que nossa mão é uma preciosa ferramenta de trabalho, certo? A nossa doutrina nos fala que “Fora da caridade não há salvação”, é por isso que devemos usar na nossa mão, a luva da caridade, para fazer o bem ao próximo, para garantir que a nossa mão faça tudo sempre com amor. Como vocês podem usar as mãos de forma caridosa? Afagando um animalzinho, abraçando um amigo, levando alimento a alguém faminto, ajudando a levantar um colega, escrevendo palavras de amor, costurando um agasalho para quem tem frio, cuidando de alguém doente, etc.

A Luneta da Humildade 




Quem sabe para que serve uma luneta? Para ver o que está muito, muito longe de nós, como as estrelas. Somos simples e pequenos diante da grandiosidade do Universo, mas somos imensamente amados por Deus, nosso Pai e Criador, por isso é importante reconhecer com humildade a nossa posição de filhos muito amados por Deus. E a luneta da humildade nos ajuda, pois nos mostra como somos pequeninos diante da grandeza do Universo criado por Deus.

A Lupa do Amor 




A luneta nos mostra a imensidão do Céu, mas podemos ver o amor de Deus na pequena semente que está debaixo da terra. Essa também é uma prova do amor de Deus, nós precisamos aprender a ver o Seu amor também nas pequenas coisas. E qual o acessório que nos ajuda a ver coisas que são muito pequenas? A lupa. Assim como a terra esconde a sementinha que se transformará em uma grande árvore, o coração das pessoas também, esconde bons sentimentos que, um dia, serão transformados em belas ações. Nós normalmente vemos com os olhos do corpo, que só vê a aparência exterior. Temos que aprender a ver com os olhos do espírito, que usa o amor para ver o que cada um tem de bom. Pois somos todos filhos de Deus e no fundo do nosso coração sempre tem algo bom para ser visto. Quando usamos a lupa do amor, conseguimos ver o que há de melhor no coração das pessoas.

A Bandeira da Paz 




Todos sabem o que essa bandeira branca significa? Paz. Todos os espaços são dignos da paz: nossa casa, a rua, a escola, o Centro Espírita, os parques, enfim, todos os lugares. Algumas pessoas pensam que a paz jamais será alcançada, mas ela depende não só das grandes ações, mas das pequenas Se, no nosso dia a dia, utilizarmos todos esses os acessórios da maleta, certamente construiremos um mundo de paz! A bandeira da paz está em nossas mãos.

Sentindo-se mais seguro, Beto faz uma última pergunta a Ana. Agora que ele já sabia da importância da maleta com seus acessórios, como ele poderia levá-la na viagem?

Ana respondeu: - Em um lugar muito especial, o seu coração.

Ana explicou que os amigos do Recanto da Paz estariam sempre com ele. Mas que, no entanto, respeitariam o seu livre-arbítrio, Beto teria sempre a liberdade de escolher seu próprio caminho. Beto então, após algum tempo, nasceu na Terra em um lar onde receberia muito amor. Levava em seu coração a preciosa maleta.

Finalizamos concluindo que cada um de nós traz no coração todos esses acessórios da maleta. Todos eles estarão sempre à nossa disposição para serem usados. Em cada momento de nossas vidas um ou mais desses acessórios deverá ser utilizado. Nós temos liberdade de escolher como e quando usá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!