segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Disciplina com Amor

Ao longo do ano, temos Momentos de Convervência, que é quando trabalhamos o mesmo tema em todos os setores do DIJ (Berçário, Evangelização Infantil, Mocidade e Família), como em nossa casa temos também o ESDE e o EADE que acontecem no mesmo horário que as atividades do DIJ, esses cursos também adotam o mesmo tema para o estudo.

Iniciamos nossa aula verificando qual o entendimento dos evangelizandos em relação à palavra “disciplina”.


Explicamos que a disciplina é um ato de amor conosco. Quando somos crianças, os adultos que convivem conosco nos ajudam a desenvolver a disciplina, criando rotinas que nos ajudam a organizar melhor o nosso tempo e a agirmos sempre da melhor forma para que nos sintamos bem e para que o ambiente onde estivermos funcione da melhor forma.

Para que entendessem melhor, contamos a história do Pedrinho e do Toninho, dois amigos que têm a mesma idade, moram na mesma rua, estudam na mesma escola, mas a rotina do Pedrinho é bem diferente da do Toninho, o Pedrinho é muito disciplinado com seus horários, compromissos e atitudes. Já o Toninho, não se importa muito com nada que faz. Vamos ver como é o dia deles? 

Usando figuras, mostramos como acontece a rotina diária de cada um.


Todos os dias o Pedrinho acorda cedo, lava o seu rosto, toma um delicioso café da manhã e depois vai brincar com seus amigos. Enquanto isso o Toninho continua dormindo.



Por volta das 10hs, Pedrinho vai para casa, toma seu banho e assiste um pouco de TV. É nessa hora que Toninho acorda, ainda cheio de sono escova os dentes e vai direto jogar videogame.



Ao meio-dia, Pedrinho almoça, escova os dentes, se arruma e vai para o colégio, mas Toninho continua ligado no videogame. A aula começa uma hora, e Pedrinho chega sempre no horário na escola, já o Toninho, almoça depressa e vai correndo para a escola, chegando sempre atrasado. 



Na sala, os amigos também se comportam de forma diferente, Pedrinho presta atenção na aula e faz todos os trabalhinhos que a professora passa. Toninho passa a aula toda fazendo bagunça e perturbando os outros colegas.
Voltam para casa juntos e quando eles chegam, Pedrinho toma banho e logo faz a lição de casa, aproveitando tudo que aprendeu naquele dia e que ainda está bem fresquinho na memória. E o Toninho? Bem, o Toninho liga o computador e vai jogar.



Quando são oito horas, Pedrinho janta e escova os dentes, Toninho, contrariado, toma um banho, come alguma bobagem e com dificuldade tenta fazer a lição de casa, tem que ser tudo bem rápido para poder voltar a jogar. 
Dez horas Pedrinho se prepara para dormir, faz sua prece e dorme. Toninho fica jogando até adormecer diante do computador.



Perguntamos: Quem vocês acham que aproveitou melhor o dia? Por quê? 

Comparamos as opções dos dois amigos e refletimos com eles, mostrando que a disciplina é muito importante para a nossa evolução espiritual. 

Com a ajuda dos evangelizandos, fomos colando as figuras, enquanto refletimos, no final a ilustração da nossa história ficou assim: 



Explicamos que enquanto somos pequenos, nós temos o papai, a mamãe, a vovó, ou seja, uma pessoa adulta, que nos ajuda para que possamos criar uma rotina com disciplina, por isso é tão importante seguirmos as orientações que recebemos deles, assim vamos habituando-nos a sermos disciplinados. Como somos espíritos que trazemos muitas imperfeições de outras vidas, temos a tendência de nos acomodarmos e continuarmos repetindo os mesmos hábitos e erros das vidas passadas. A disciplina nos ajuda a nos orientarmos melhor em nossas vidas e nos ajuda a nos sentirmos mais seguros. Ela nos ajuda a vencer nossas imperfeições, fazendo aparecer as nossas qualidades morais, aprimorando o nosso espírito.

Precisamos lembrar que é nossa família que nos ensina com amor, muitas vezes precisamos fazer coisas que não gostamos mas que são necessárias para o nosso bem: ir a escola, escovar os dentes, tomar banho, vir à evangelização. Mas com a ajuda da nossa família que tanto nos ama, nosso aprendizado fica bem mais fácil.

Utilizamos um Jogo da Memória como forma de fixar o aprendizado.

Finalizamos a aula com Desenho Livre, nossa turminha adora desenhar e pintar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!