terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Boas-Vindas – Jardim

Para essa primeira aula, fizemos um mix de algumas atividades que deram certo nos anos anteriores.

APRESENTAÇÃO
Com todos sentados em círculo, a evangelizadora começa dizendo “Eu sou seu nome”  e pergunta para a pessoa que está sentada à sua direita “Quem é você?”, ela deverá se apresentar e repetir até que todos os presentes tenham se apresentado. Manter um breve diálogo sobre as novidades, o que fizeram durante as férias, etc.

O BOM SAMARITANO
Mostrar o cartaz “O Bom Samaritano do Dia”. 


Lembrar para os antigos e explicar aos novos que na nossa turma nós temos um ajudante, o “Bom Samaritano”, que ajuda as evangelizadoras em algumas tarefas, como: distribuir a água fluidificada, ajudar sempre que alguém solicitar, dar o exemplo de bom comportamento seguindo as regras todas as regras e combinados que fazemos e outras tarefas simples, mas muito importantes.

Mostrar que esse ano nós vamos ter dois bolsinhos, no "Não foi" teremos as fotos dos evangelizandos que ainda não foram ajudantes, e no "Já foi", a foto dos que já foram. 

A foto do ajudante do dia será colada no centro do cartaz e o ajudante será identificado por um broche, assim, todos poderão saber quem é o ajudante e solicitar ajuda sempre que for necessário. 








O ajudante será escolhido no início da aula, antes da prece, entre os evangelizandos presentes que quiserem ser ajudantes, ninguém será obrigado a ser o ajudante se não desejar. O ajudante será escolhido de acordo com os seguintes critérios: Não ter sido ajudando ainda e ter sido quem chegou primeiro na sala. Explicar que somente a partir da nossa próxima aula é que faremos a escolha do “Bom Samaritano do Dia”. Fixar o cartaz na parede da sala.

Outras turmas também adotaram a ideia do Bom Samaritano.

O Maternal, pois a Cíntia levou a ideia com ela, nós continuamos trocando muito.


E o 1º ciclo, que optou por um crachá com cordão preso em um coração de papel, escrito "Bom Samaritano", que o evangelizandos pode levar com ele no fim do dia. Pena que não tenho foto para mostrar.
A IMPORTÂNCIA DA EVANGELIZAÇÃO
Mostrar duas fotos: uma da nossa sala da evangelização e outra da sala de uma escola tradicional. Perguntar o que esses dois lugares tem em comum. Ouvir as respostas e dizer que ambos os locais são escolas, porém com ensinamentos diferentes.

O que nós aprendemos na escola tradicional? As letras, ler e escrever; os números, contar e calcular.

O que nós aprendemos na escola de evangelização? Aqui nós educamos o nosso espírito; aprendemos todos juntos muitas coisas legais que vão nos ajudar a descobrir os bons sentimentos, que estão escondidos dentro de nós; ouvimos lindas histórias; aprendemos com Jesus que nos deixou Seus ensinamentos; aprendemos sobre a Doutrina Espírita, que é o consolador prometido por Jesus; fazemos muitos trabalhinhos diferentes, desenhos, pinturas, massa de modelar e muitas outras coisas legais; fazemos muitos amigos e aprendemos muitas lições sobre todas as coisas boas, sempre nos divertindo muito.

Quem gosta de vir para Evangelização? Ouvir as respostas e falar da alegria de frequentar a escolinha de evangelização, que esse é um momento muito importante da nossa semana. Contar que além de nós, que somos Espíritos encarnados, também temos muitos amigos espirituais que participam das nossas aulas, perguntar “Quem sabe dizer três grandes amigos que nós temos?”, escutar e esclarecer: Deus, Jesus e o nosso Espírito Protetor (Anjo da Guarda), que fazem o bem a nós sem esperar retorno.

A semana tem 168 horas e nós dedicamos apenas duas horinhas da nossa semana para a evangelização, é por isso que precisamos aproveitar bastante esse momento; que precisamos vir todo sábado, sem preguiça, mesmo com chuva, mesmo com sol, mesmo com sono, mesmo com frio, mesmo com calor; que precisamos também chegar na hora, pois só temos duas horinhas da semana para aprender os ensinamentos de Jesus. 

Vocês sabem por que aprender os ensinamentos de Jesus é tão importante? Porque tudo que aprendemos é como uma sementinha que colocamos dentro do nosso coração. Cada aulinha que a gente vem, é uma sementinha do bem que plantamos dentro de nós e que vai crescer, ajudando a nos transformarmos em pessoas boas, pessoas do bem. 

REGRAS DE BOA CONDUTA EM SALA

Aqui na evangelização existem algumas regras, explicar que as regras existem para nos ajudar. Na nossa vida precisamos delas, não para ficarmos presos, mas para que possamos nos organizar melhor e cumprirmos os nossos objetivos. Em todos os ambientes que frequentamos, devemos seguir algumas regras para que nossa convivência com as outras pessoas seja o melhor possível. Precisamos criar e cumprir regras de acordo com o ambiente onde estamos. Vamos ver agora as regras que nos ajudam a ter uma boa convivência dentro da nossa salinha. 
Apresentar figuras e falar sobre cada uma delas, perguntando se aquela regra se aplica ou não à nossa turma. 





As regras que se aplicam, serão separadas para montar um painel, que terá um semáforo. 



Os evangelizandos colaram as figuras das regras de acordo com o seguinte critério:

O que não podemos fazer na direção do sinal vermelho 


O que podemos fazer na direção do sinal verde



No sinal amarelo colaremos uma figura de crianças em prece com a legenda “Vigiai e Orai”




Explicamos que, quando estivermos fazendo algo que não podemos, devemos parar, pensar em Jesus, refletir e então mudar nossa atitude, passando a fazer o está dentro das nossas regras, no sinal verde.

Fixar o painel na parede da sala para consultar sempre que necessário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!