sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Evangelização é Sol nas Almas

No dia 13/07/2017, eu tive a oportunidade de participar de um lindo trabalho de divulgação da evangelização, foi realizada em nossa casa, o Centro Espírita Miguel, uma palestra, na reunião pública de quinta-feira, que acontece às 14h30. O estudo da tarde teve como objetivo fazer com que o público presente compreendesse que o conhecimento adquirido pelo espírito imortal no processo de evangelização é luz que ilumina a estrada que o leva à perfeição. 

O estudo foi dividido em três partes:


Primeira parte: O que é evangelização e qual a sua importância para entendermos que somos espíritos imortais? - O desenvolvimento foi feito pela companheira Verônica Carvalhal


Segunda parte: Vivência do evangelho, ela que faz luz é o sol. - O desenvolvimento foi feito pela companheira Deise Nunes.


Terceira parte:  Que sol é esse que a evangelização traz? - O desenvolvimento foi feito por mim, e é essa parte do estudo que vou disponibilizar para vocês.


O ponto de partida do nosso estudo foi escolhido pela Dirigente do DIJ, Míriam Baptista, que escolheu a frase da Amélia Rodrigues: "A Evangelização Espírita é Sol nas Almas."




Essa foi a primeira vez que apresentei um estudo em uma reunião pública, nossa casa estava cheia e apesar de nervosa, estava confiante, pois senti a presença de muitos amigos, encarnados e desencarnados, vibrando para que o trabalho alcançasse o objetivo estabelecido. 

Para entender que Sol é esse que a evangelização nos traz, começamos falando primeiro da simbologia da LUZ, pois a luz é um símbolo do desenvolvimento espiritual usado ao longo dos milênios. 



No século IV a.C., Platão usou a luz como símbolo da verdade que nos liberta da escuridão, ou seja, representando o conhecimento que nos tira da ignorância.


Santo Agostinho, no início da idade média, no século V d.C., nos disse que a verdade está dentro de nós, precisamos buscá-la em nosso interior, pois quando alcançamos o conhecimento da verdade, somos iluminados por uma luz divina.



No Antigo Testamento no livro Gênesis (1:3-5) “E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas”

É a partir da luz que tomamos consciência da treva. Quando o conhecimento é desperto em nós passamos a enxergar a treva, que até então não era percebida. Somente quando separamos a luz das trevas, é que temos consciência de que estávamos imersos na treva e percebemos a necessidade de nos iluminarmos, passando a não aceitar o que antes era natural. O conhecimento não nos permite mais agir como ignorantes, nos tornamos responsáveis pelos nossos atos, assumimos as consequências de cada uma de nossas ações. 


No Novo Testamento Jesus nos fala: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”.João 8:12

Jesus representa o farol que ilumina o nosso caminho com Seus ensinamentos e com Seus exemplos, nos mostrando que se seguirmos os Seus passos chegaremos à perfeição. 


Vivemos hoje em um mundo conectado, as informações chegam de todas as partes da Terra em tempo real e entram em nossas casas.



Recebemos uma avalanche de informações, escândalos de todas as ordens, perdemos nossa fé, perdemos nossa esperança, ao mesmo tempo nos encontramos em uma correria desenfreada, correndo atrás dos tesouros do mundo: sucesso, prazer, poder e uma felicidade que, como nos diz o Evangelho, ainda não é deste mundo, mundo de provas e expiações, mundo em processo de transformação, por isso tantos escândalos. Diante desse quadro vem um sentimento: Frustração



Essa frustração provoca doenças no corpo (estresse), doenças na alma (depressão) e muita aflição. Mas nesses momentos de aflição, em que nos sentimos doentes de corpo e alma, fracos de esperança é fé, mais do que nunca precisamos recorrer às LUZ que nos guia. 



Essa LUZ é a Doutrina do Cristo, que é:

  • Luz irradiante, que nos ilumina e iluminados propagamos essa luz ao nosso redor;
  • Farol incandescente, sempre nos iluminando por mais longe que nós estejamos dele, e quando precisamos, basta seguir em sua direção, que nos indicará o caminho a ser seguido;
  • Sol de imensurável grandeza, pois ainda não somos capazes de medir, não conseguimos perceber a grandeza dessa Luz que a Doutrina de Jesus irradia em nós.


Surge então a questão: "Será que estamos dispostos a andar conforme os ensinos do Cristo?" Falamos sobre tudo o que Jesus nos trouxe, sobre seus exemplos, sobre seus ensinos, mas ainda é muito difícil praticar tudo isso, pois exige grande esforço de nós, exige renúncias.


Jesus nos disse "... quem me segue não andará em trevas...", pois não basta estudar, conhecer, divulgar os ensinamentos do Mestre, precisamos acompanhar Jesus, praticar Seus ensinamentos, seguir Seus exemplos, somente assim sairemos das trevas. Precisamos seguir verdadeiramente os passos do Mestre agindo como ELE.



Jesus é a Luz do Mundo. ELE veio iluminar a humanidade, veio iluminar cada um de nós, veio nos convidar a mergulhar nas trevas que habitam em nós em busca da nossa luz interior.



Divaldo, no livros "O Homem Integral" nos fala "... considerando-se a origem espiritual do indivíduo e a Força Criadora do Universo, nele permanece o germe de religiosidade aguardando campo fecundo para desabrochar." Esse germe da religiosidade é a Centelha Divina que todos nós possuímos, é aquela voz da nossa consciência que nos alerta quando infringimos as Leis Divinas.

Divaldo continua "... A força primitiva e criadora nele existente como uma fagulha, possui o potencial de uma estrela que se expandirá com as possibilidades que sejam facultadas, Bem direcionada, sua luz vencerá toda a sombra..." . Essa centelha divina é uma fagulha, mas possui potencial de estrela, como o Sol, o Sol nas nossas Almas.

Conclusão:

Um comentário:

Deixe seu comentário, ele é muito importante para a avaliação do nosso trabalho!